sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

BOLSONARO PROPÕE PAGAMENTO DE 13° A BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA

Redação - 18/10/2018 13:15 - Atualizado 18/10/2018

O candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) propôs o pagamento de 13º a beneficiários do Bolsa Família. A promessa foi feita cerca de duas semanas depois de o candidato a vice, general Hamilton Mourão, dizer que o 13º salário é como uma “jabuticaba” e gerar repercussão negativa. Diante dela, o presidenciável veio a público para desautorizar as falas do colega de chapa.

Ao anunciar o 13º para o Bolsa Família, Bolsonaro atribuiu a ideia ao mesmo general Mourão, que havia criticado o pagamento de 13º salário aos trabalhadores. “Olha, o meu vice, o general Mourão, levou uma proposta a quem de direito – o Paulo Guedes, que é o homem da economia. Ele propôs então criar o 13º para quem ganha Bolsa Família. Aí, trouxeram para mim a sugestão. Daí eu falei: ‘dinheiro da onde?’ Daí eles falaram: ‘do combate à roubalheira no Bolsa Família’. Então, combatendo a corrupção, a roubalheira no Bolsa Família, sobra dinheiro para pagar o 13º para quem precisa.

No vídeo, Bolsonaro afirma que os beneficiários do Bolsa Família irão receber o 13º já em 2019, caso ele seja eleito: “Você, homem e mulher, senhor, senhora que recebe o Bolsa Família, que precisa, vai receber o ano que vem, se Deus quiser, caso sejamos presidente, o 13º.” O candidato repetiu a promessa em uma entrevista para a Record que ele postou em sua conta oficial no Twitter, na noite de 10 de outubro. Nela, voltou a atribuir a ideia ao general Mourão e diz que o dinheiro virá do combate a fraudes, que, segundo o presidenciável, somam de R$ 7 bilhões a R$ 8 bilhões. A Controladoria-Geral da União (CGU) não confirma esse dado.

A proposta de pagar 13º para beneficiários do Bolsa Família não consta no programa de governo apresentada por Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O que o plano propõe é “modernização e aprimoramento” do programa social e do abono salarial “com vantagens para os beneficiários”, e instituição de uma “renda mínima” para todas as famílias com valor igual ou superior ao do Bolsa Família.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.