quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

ADVOGADOS DE HADDAD E BOLSONARO DEBATEM CAMPANHA DO 2° TURNO COM MINISTROS NO TSE

Redação - 18/10/2018 09:04

Advogados dos dois candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), reuniram-se nesta quarta-feira (17) com a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, e apresentaram propostas para a campanha eleitoral no segundo turno. Após cerca de duas horas, advogados das duas coligações afirmaram que a ministra pediu serenidade e um compromisso contra a violência e contra desqualificação da Justiça Eleitoral. Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin também estavam presentes. Nenhum dos ministros concedeu entrevista após a reunião. O TSE também não divulgou informações sobre o encontro.

O advogado de Bolsonaro, Tiago Ayres, disse que Rosa Weber manifestou “preocupação com eventos que ocorrem no país, disseminação de fake news e a preservação da ideia de segurança das urnas eletrônicas”. Segundo Ayres, “para ambas as campanhas ela pediu serenidade, embora essa já seja uma preocupação nossa”. Emídio de Souza, um dos coordenadores de campanha de Haddad, disse que afirmou à ministra que a disseminação de conteúdo falso “deforma a democracia brasileira, deforma o processo eleitoral”. “Há uma fábrica de fake news, isso não é espontâneo. Isso é em escala industrial. É preciso descobrir onde é essa fábrica e punir exemplarmente quem dissemina mentiras com ela”, afirmou.

Os representantes dos candidatos informaram que também fizeram sugestões à ministra. O PT pediu que ela faça um pronunciamento pedindo serenidade e paz aos eleitores, com uma mensagem de confiabilidade das urnas eletrônicas. Os advogados de Bolsonaro sugeriram proposta para tentar diminuir a judicialização da campanha. A intenção é de haver, sob supervisão do TSE, um diálogo prévio entre os oponentes caso uma chapa queira questionar a propaganda do adversário.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.