O Estado do Ceará pode ter no próximo ano dois representantes na primeira divisão do Futebol Brasileiro, fato que não acontece desde 1984. Em 2019, o Fortaleza tem praticamente a vaga garantida esperando apenas oficializar o acesso. O time é o líder do Campeonato Brasileiro da Série B com 9 pontos além do quinto colocado, o Atlético-GO. Assim, somente uma tragédia será capaz de barrar o acesso do tricolor do Ceará após passar anos sofrendo entre as Séries B e C.
O outro representante, o Ceará, assim como previsto, sofre e pena, MAS, sobretudo, luta para sobreviver no duríssimo o Brasileiro da Serie A. Começou mal, parecia que o passaporte comprado para o retorno já seria utilizado no início do verão, no entanto, com a chegada do técnico Lisca, resiste, corre atrás, luta e tem condições de continuar, apesar do passo atrás no empate em 0 x 0 contra o Botafogo dentro de casa.
Reação que não acontece com o SPORT-PE que no meu entendimento não permanecerá na primeira divisão, cedendo o espaço inicialmente para o Fortaleza, fato que se confirmado, pode criar a possibilidade da manutenção de trio nordestino ou quarteto com a entrada CSA, quarto colocado na Série B. Outro com sério risco é o Esporte Clube Vitória, no entanto, tem vasta experiência em sofrer até o fim e no último suspiro escapar das escorregadas.