As atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia tiveram seu terceiro crescimento consecutivo, com 6,3% em agosto ante julho, ajustado sazonalmente, acelerando o ritmo em relação aos dois meses anteriores (0,8% em junho e 1,1% em julho). Foi o 5º melhor resultado dentre os 12 estados onde as atividades turísticas são investigadas separadamente e um desempenho superior à média do país (2,8%), segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Na comparação com agosto de 2017, o turismo baiano também teve alta com 5,7%. Foi o primeiro resultado positivo depois de seis quedas consecutivas nessa comparação (vinha recuando desde fevereiro), embora ainda esteja abaixo da média nacional de 7,8%.
Em ambas as comparações, apesar dos crescimentos, a Bahia fica atrás dos dois outros estados do Nordeste onde o turismo é acompanhado separadamente: Pernambuco (7,3% frente a julho e 18,4% frente a agosto/17) e Ceará (7,1% e 20,8%, respectivamente).
Nos primeiros oito meses de 2018, o volume das atividades turísticas no estado se mantém negativo (-3,7%), a terceira retração mais intensa do país, onde, em média, os serviços ligados ao turismo avançam (1,0%). Nos 12 meses encerrados em agosto, o turismo baiano também apresenta retração (-1,9%), levemente pior que a média nacional (-1,7%).