Uma queda de energia elétrica causou o cancelamento de 10 voos no Aeroporto Internacional de Salvador na madrugada desta segunda-feira (15). Longas filas se formam nos guichês de atendimento e as viagens que seriam feitas no início da manhã estão sendo remarcadas para a noite. De acordo com a empresa Vinci Airports, concessionária que administra o terminal, a queda de energia aconteceu após um cabo de eletricidade se romper por volta das 1h40. O cabo rompido fica em uma área de difícil acesso, mas técnicos já estão operando para normalizar a situação. Enquanto isso, foi acionado um gerador para garantir a energia no local.
De acordo com a Vinci Airports, um cabo de energia subterrâneo que fica na estação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) no bairro de São Cristóvão se rompeu às 1h30, depois de um curto-circuito. Com isso, a energia dentro do aeroporto acabou caindo de forma parcial, afetando apenas os guichês de atendimento das empresas aéreas. Após identificado o problema, a Coelba foi acionada, mas o gerador do aeroporto só começou a funcionar às 2h50. Durante esse período, os check-in foram feitos manualmente o que ocasionou longas filas.
Ainda segundo a Vinci, dois voos precisaram ser cancelados – além desses, outros oito voos sofreram atrasos. Os passageiros que embarcariam com destino a Campinas e Guarulhos foram realocados para outras viagens. Os passageiros com destino a Campinas vão embarcar às 10h30, enquanto aqueles de Guarulhos só viajam às 19h. O gerador foi desligado por volta das 8h30 e o aeroporto voltou a funcionar sem ajuda do equipamento. A Coelba informou que a interrupção no fornecimento de energia no Aeroporto Internacional de Salvador foi provocada pelo rompimento de um cabo subterrâneo da rede elétrica e que a situação foi totalmente normalizada às 05h56 pelos técnicos da concessionária.