quarta, 17 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2425

COMEÇARAM AS NEGOCIAÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA FEDERAL

Redação - 11/10/2018 07:42 - Atualizado 11/10/2018

Dias após a eleição que definiu os 513 deputados federais para os próximos quatro anos, a corrida à Presidência da Câmara dos Deputados já foi deflagrada. A eleição para definir o sucessor do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), será somente em 1º de fevereiro, mas alguns nomes já se lançaram na disputa: Capitão Augusto (PR-SP) e Delegado Waldir (PSL-GO), deputados reeleitos, e Kim Kataguiri (DEM-SP), que irá cumprir seu primeiro mandato parlamentar.

Em jogo, além do prestígio político, está o comando da pauta de votação no plenário da Câmara. Embora os líderes partidários sejam consultados, cabe ao chefe da casa legislativa, em última instância, decidir o que entra e o que não entra na pauta. O cargo também é um posto-chave por ser o segundo na linha de sucessão da Presidência da República. Ou seja, se o presidente e o vice se ausentarem do país, quem assume interinamente no lugar é o presidente da Câmara.

Ex-oficial da Polícia Militar, o deputado Capitão Augusto (PR-SP), eleito para o seu segundo mandato, anunciou nesta quarta-feira (10) ao G1 que é candidato e já está em campanha para angariar votos. “Hoje acertei e estou saindo candidato à Presidência da Câmara”, afirmou. Líder do PR, o deputado José Rocha (BA), confirmou à reportagem que o colega tem o apoio da legenda. Além dos integrantes do seu partido, Capitão Augusto calcula ter o aval dos deputados que são policiais e dos demais da bancada da segurança pública, que se autointitula “bancada da bala”, e da bancada religiosa.

Quarto deputado mais bem votado de São Paulo e um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), Kim Kataguiri também quer disputar o comando da Câmara. Na pauta de votação, ele considera prioritário levar adiante reformas, como a da Previdência Social, para alterar as regras de aposentadoria no país, e a Tributária. “Ou Haddad ou Bolsonaro vencendo, eles terão que fazer uma reforma previdenciária. Em ambos os cenários, é importante ter um presidente da Câmara compromissado com reformas estruturantes”, afirmou.

Integrante da bancada da segurança pública, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) também já demonstrou que gostaria de se lançar na disputa. Procurado, ele ainda não havia dado retorno até a última atualização desta reportagem. Na última segunda (8), em entrevista ao G1, ele declarou que almeja disputar o posto. Outro nome que circula nos bastidores como possível candidato é o do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Oficialmente, porém, ele não fala sobre o assunto. Vice-líder do PT na Câmara, o deputado Carlos Zarattini (SP) afirmou que a disputa ao comando da Câmara ainda não foi discutida pela bancada e que o foco do partido está no segundo turno da eleição presidencial, que acontece no próximo dia 28 de outubro.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.