O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, afirmou neste sábado (6) que se eleito vai propor uma mudança na legislação para que a Polícia Federal (PF) passe a coordenar todas as demais polícias do país. Haddad deu a declaração durante entrevista a jornalistas em Feira de Santana, no interior da Bahia, onde participou de carreata com apoiadores. Ele classificou a proposta como “revolucionária”.
“A Polícia Federal vai passar a atuar na segurança pública do país pela primeira vez na história. No nosso governo, isso vai acontecer. Eu vou mudar a lei e a polícia federal, que é uma polícia civil, que tem inteligência e técnica, vai atuar na segurança pública e vai coordenar todas as demais polícias do país”, declarou o presidenciável.
O petista afirmou que escolheu visitar o estado na véspera das eleições deste domingo (7) porque foi na Bahia que o Brasil “nasceu” e é onde, na avaliação do candidato, o país vai “renascer”. Ainda sobre segurança, Haddad afirmou que se eleito criará condições para antecipar, em dez anos, a entrega do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), atualmente prevista para 2035. Pela proposta apresentada pelo Exército Brasileiro, o Sisfron terá capacidade de monitorar 16,8 mil quilômetros de fronteira em uma faixa de 150 quilômetros de largura.