O último trimestre do ano é a fase em que se concentra o maior volume das contratações temporárias do varejo, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Salvador. A instituição trabalha com a expectativa de geração de 3,5 mil empregos temporários em Salvador no período. Para a Bahia, a projeção feita em parceria entre a CDL Salvador e FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) da Bahia é de geração de seis mil postos temporários.
A projeção leva em conta avaliação de mercado e dados de instituições como CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).
Os maiores contratantes são os shoppings, que têm necessidade de funcionamento todos os dias, inclusive domingos e feriados. Os setores que mais empregam são os de roupas e calçados, alimentos, enfeites, brinquedos, móveis, eletroeletrônicos, perfumaria e cosméticos. Os cargos mais procurados tradicionalmente são das áreas de vendas, informática, marketing, limpeza, distribuição e atendimento.