segunda, 07 de abril de 2025
Euro 6.46831 Dólar 5.9184

CIENTISTA POLÍTICO COLOCA PESQUISAS ELEITORAIS EM DÚVIDA

Redação - 02/10/2018 18:37 - Atualizado 02/10/2018

O cientista político Alberto Almeida colocou em xeque os resultados das pesquisas Ibope para presidente da república. Na avaliação do especialista, o instituto teria mudado a metodologia da aferição e os dados apresentados não podem ser comparados aos demais que a empresa realizou.

“O Ibope modificou o filtro da entrevista. Na pesquisa de ontem não foi entrevistado quem não votou nas últimas eleições. Por isso, a rigor, os resultados não são comparáveis”, postou em suas redes sociais.

Almeida ainda aponta que o Ibope mudou “a posição no questionário da pergunta de rejeição dos candidatos. Na última pesquisa ela foi antecedida por uma pergunta sobre o apoio de Lula, na penúltima não foi assim”, disse.

O especialista, porém, descarta a possibilidade de que tenha havido algum viés nas sondagens de intenção de votos, mas considera que as modificações no questionário mais recente prejudicam os resultados.

Questionado pela coluna Expresso, da Revista Época, o Ibope respondeu: “Alberto Almeida já foi processado pelo Ibope Inteligência por fazer afirmações falsas sobre a metodologia de nossas pesquisas e foi obrigado pela Justiça a fazer uma retratação pública”. O Ibope afirma que “não há diferenças significativas” entre as metodologias de suas pesquisas.

Almeida é autor dos livros “A Cabeça do Brasileiro” e “A Cabeça do Eleitor”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.