O volume total de crédito ofertado pelos bancos deve avançar 4% nesse ano, segundo estimativa divulgada pelo Banco Central nesta quinta-feira (27) por meio do relatório trimestral de inflação.
Até então, a previsão era de que os empréstimos bancários subissem menos em 2018: 3%. A expectativa de alta no crédito bancário vem após dois anos de tombo. No ano passado, houve um recuo de 0,6%, após uma queda de 3,5% em 2016. Em 12 meses até agosto desse ano, saldo total de empréstimos dos bancos subiu 3,4%, segundo informou a instituição nessa semana.
No segmento de pessoas físicas, o BC estimou que o saldo total das operações de crédito aumentará 7,5% em 2018, em linha com a “recuperação gradual da economia e os efeitos defasados do atual ciclo de flexibilização da política monetária (corte dos juros básicos da economia)”.
“Para as pessoas jurídicas [empresas], espera-se crescimento de 0,5% [em 2018], ante estimativa anterior de queda de 2%. A modificação repercutiu o impacto da evolução recente do câmbio e o melhor desempenho das operações com recursos livres nos últimos meses”, acrescentou o BC.