sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

DONALD TRUMP ATACA VENEZUELA E IRÃ EM DISCURSO NA ONU

Redação - 25/09/2018 14:49 - Atualizado 25/09/2018

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, atacou a “ditadura corrupta do Irã” e “o socialismo da Venezuela” em seu discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, na manhã desta terça-feira (25). Ele seria o segundo chefe de Estado a discursar, mas não chegou a tempo. Por causa do atraso, Lenín Moreno, do Equador, antecipou sua fala. O presidente americano abordou a relação com o Irã – já que os EUA abandonaram o acordo nuclear com o país. Disse que os líderes iranianos fazem parte de uma “ditadura corrupta” e buscam semear “caos, morte e destruição”.

De acordo com Trump, diante desse quadro, os Estados Unidos lançam uma campanha de pressão econômica para impedir o acesso do Irã a fundos para desenvolvimento regional. Pedem, além disso, que as nações aliadas isolem as lideranças iranianas, enquanto ainda houver agressões.

Outra crítica forte do discurso foi centrada na Venezuela. Trump atacou o regime de Nicolás Maduro, afirmando que o socialismo levou à pobreza extrema da população. Para ele, o país vive uma “tragédia humana”: o país, rico em petróleo, tem miséria e fuga em massa de habitantes para nações vizinhas. Enquanto Trump falava, o Departamento de Tesouro apresentou novas sanções relacionadas à Venezuela, visando a mulher de Nicolás Maduro, assim como a vice-presidente e o ministro de Defesa do país. Ao todo, são seis indivíduos alvos das sanções, de acordo comunicado. Três entidades e uma aeronave também foram mencionadas.

Trump ressaltou que o país está mais rico atualmente do que quando assumiu o governo. Também se vangloriou de “progressos extraordinários” – reformas, corte de impostos para empresas e criação de “milhões de vagas de emprego”. Em um dado momento, Trump disse: “Em menos de dois anos, meu governo realizou mais do que quase qualquer administração na história de nosso país”. A plateia começou a rir alto. “Não esperava essa reação, mas está ok”, retrucou o líder americano, bem-humorado.

Além disso, o presidente dos EUA afirmou que houve resultados positivos após a aproximação dos Estados Unidos com a Coreia do Norte. Relembrou que, em junho, se encontrou com Kim Jong-un em Singapura, onde ambos assinaram um acordo em que a Coreia se comprometia a destruir seu arsenal nuclear.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.