sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

EM DEBATE, CANDIDATOS A PRESIDENTE CRITICAM CRIAÇÃO DE NOVO IMPOSTO

Redação - 21/09/2018 07:18

A recriação de um imposto sobre transações financeiras, proposta apresentada por Paulo Guedes, responsável pelo programa econômico de Jair Bolsonaro (PSL), foi alvo de críticas dos adversários, na debate na noite de quinta-feira entre candidatos à Presidência, na TV Aparecida. O tema provocou confusão na campanha do deputado federal, que pediu maior comedimento do economista em pronunciamentos públicos. Coube a Henrique Meirelles (MDB) trazer o tema para o centro do encontro. O ex-ministro perguntou a Marina Silva (Rede) qual seria sua opinião sobre a recriação do imposto.

— Já no começo da história (da relação entre Bolsonaro e Guedes) eu vejo que está tendo um incêndio no posto Ipiranga. Alguma coisa está acontecendo porque eles não estão se entendendo. Essa proposta é nefasta para economia e para os mais pobres — disse Marina Silva, seguindo por Meirelles, que aproveitou para também atacar: — A CPMF é um exemplo do que não pode ser feito. É o resultado de alguém que não tem preparo para administrar o país. Isso é perigoso, é grave e a população tem que ser alertada sobre isso. Não podemos aumentar ainda mais a carga tributária pra os brasileiros.

Numa tabelinha, Fernando Haddad (PT) — que participou pela primeira vez de um debate na campanha — e Ciro Gomes (PDT) defenderam a tributação de lucros e dividendos e ainda a cobrança de impostos sobre a herança dos mais ricos, sem citar a proposta de Guedes. Ciro perguntou para Haddad qual seria sua proposta para resolver a distorção do sistema tributário. Haddad respondeu que deveria haver cobrança maior de impostos para os mais ricos.

Outros candidatos que participaram do debate evitaram discutir a proposta do economista Paulo Guedes. Alckmin vem usando os programas na TV para atacar Bolsonaro. O debate foi marcado também pela tentativa de Haddad e de Geraldo Alckmin (PSDB) de desvincularem suas imagens a do presidente Michel Temer. Num enfrentamento direto, o petista e o tucano trocaram acusações sobre alianças com o MDB de Temer, que foi vice de Dilma Rousseff e teve apoio do PSDB no impeachment da então presidente.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.