sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

ANNEL PROMETE SIMPLIFICAR ATRAVÉS DE APLICATIVO VALOR DA CONTA DE LUZ

admin - 21/09/2018 14:32

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou nesta sexta-feira (21) que a agência está preparando um aplicativo para ajudar o consumidor a entender a conta de luz. Segundo Pepitone, o aplicativo permitirá que o consumidor acesse os dados da sua distribuidora de energia e descubra quanto da sua conta de luz é para pagar pela geração de energia, quanto se paga por subsídios como os dados para o setor de irrigação e de saneamento e quanto da conta de energia é imposto.

O diretor explicou que ainda não há uma data para o lançamento do aplicativo, mas que a agência está trabalhando para que seja feito ainda este ano. Pepitone afirmou que a Aneel também está trabalhando em uma proposta para reduzir os subsídios pagos pelos consumidores de energia elétrica, mas que muitas dessas mudanças precisarão ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

Durante a cerimônia de assinatura dos contratos de concessão de mais de dois mil quilômetros de linhas de transmissão, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, criticou os subsídios pagos na conta de luz e disse que esses subsídios foram criados em um outro momento da economia brasileira e que agora pesam muito no orçamento do brasileiro. A discussão sobre a redução dos subsídios, no entanto, é antiga. Em 2016 o Ministério de Minas e Energia, na época comandado pelo deputado Fernando Coelho Filho, abriu uma consulta pública para discutir formas de reduzir os subsídios pagos via tarifa de energia elétrica.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.