A carta em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso faz um apelo por união de candidatos de centro foi criticada pelos candidatos à Presidência Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), que poderiam integrar a coalizão proposta pelo tucano, e pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Marina foi para o Twiiter e desdenhou da proposta: “Ninguém chama para tirar as medidas com a roupa pronta”, escreveu ela. Após debate com presidenciáveis na TV Aparecida, na noite desta quinta-feira, a ambientalista admitiu que o momento é difícil e que os brasileiros têm uma grande responsabilidade: “É o momento dos brasileiros estarem unidos para, no primeiro turno, darem o voto do coração. Nós temos a oportunidade de não permitir que aqueles que se apropriaram do tempo de televisão, do fundo eleitoral, para impedir a sociedade de mudar queiram dizer que as eleições se decidem por pesquisas”, disse, de acordo com O Globo.
Já, segundo informações do Estadão, Ciro Gomes, criticou a proposta do ex-presidente e disse que o tucano “é um dos responsáveis pela situação em que o País se encontra”. Ciro negou ainda que a candidatura dele seja de centro. “Eu estou ao lado dos mais pobres e dos que trabalham”, disse.