terça, 05 de novembro de 2024
Euro 6.2997 Dólar 5.8693

BAHIA INVESTE NA CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CATEDRAL BASÍLICA É REABERTA

Redação - 14/09/2018 18:08

História, turismo, cultura e fé.  A Catedral Basílica de Salvador, no Centro Histórico, reúne todos os elementos que tornam a Bahia um dos estados mais importantes para a memória do país. Símbolo da arte sacra e da arquitetura religiosa no Brasil, a catedral foi entregue na tarde desta sexta-feira (14), inteiramente restaurada.

A atuação de especialistas de diversos órgãos estaduais ligados à conservação do patrimônio baiano completa o esforço e os investimentos do Governo do Estado alocados em diversos projetos para requalificar todo o Centro Histórico de Salvador, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Nós participamos de uma fase fundamental, que foi pensar e gerir o PAC das Cidades Históricas para a Bahia. Boa parte desse PAC hoje se transforma em obras reais. Nós enxergamos o Centro Histórico como um espaço amplo e pensado sob a ótica urbana”, afirmou o presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira.

Entre os destaques da intervenção estão a restauração das 13 capelas, a restauração do átrio, de toda a fachada principal e das torres de azulejos. Debaixo do altar-mor, sob uma lápide de mármore, foi encontrada uma escadaria que levava a uma antiga catacumba.

Já no interior de uma das capelas, ossadas foram descobertas, incluindo 13 crânios humanos. Também foram encontradas pinturas originais nas paredes e peças sacras. Na capela do Santíssimo foram recuperados diversos elementos com folhas de prata, que estavam encobertas por camadas de repintura.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, destacou que “a cidade de Salvador detém o título de patrimônio mundial, com monumentos de valor excepcional. Assim, a nossa obrigação enquanto governo é proteger esse patrimônio, que diz respeito não apenas à Bahia, a Salvador e ao Brasil, mas a toda a humanidade. A atual e as futuras gerações têm direito de usufruir de uma magnífica obra como é esse monumento histórico”.

Já Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, ressaltou que “a Catedral Basílica é uma igreja da humanidade. Para a Igreja Católica, é, acima de tudo, uma casa de oração, mas, para muita gente, representa o encontro com a arte. Hoje, depois de três anos e meio de restauração, nós mostramos ao povo a beleza que estava escondida nela”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.