Ser capaz de adaptar o uso das ferramentas digitais existentes para a comunicação. Esse é um dos desafios apontados pelo pós-doutor em Comunicação pela ECA USP, Claudio Cardoso. Ele ministrou o curso “Comunicação Estratégica no Digital – Ameaças, Oportunidades, Metodologias e Ferramentas”, que teve seu segundo e último encontro realizado na noite de 11 de setembro na Arena Fonte Nova.
Promovido pelo Capítulo Bahia da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o curso foi dividido em dois módulos e foi uma oportunidade para os participantes terem acesso a uma atualização com um especialista de referência nacional sem precisar sair da capital baiana. Claudio, que também é professor da UFBA e criador da startup AltaMedia, apresentou aos profissionais de comunicação de empresas como a Petrobras, Fundação Odebrecht, Fecomércio-BA e Banco do Nordeste, ferramentas e metodologias para planejamento e gestão. Ao total, mais de 40 profissionais de comunicação participaram do treinamento.
Enquanto no primeiro encontro foi abordada a comunicação estratégica no contexto digital, no segundo os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as funcionalidades do Canvas Business Model para fazer um plano de comunicação e chegaram a se dividir em grupos para realização de um exercício prático. Além disso, Claudio destacou a importância de mensurar resultados das ações.