quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 4.9925

PALOCCI VOLTA A ACUSAR LULA DE ARTICULAR PARA RECEBER PROPINA

admin - 11/09/2018 09:40 - Atualizado 11/09/2018

O ex-ministro Antonio Palocci, delator na Lava Jato, prestou um novo depoimento ao Ministério Público e disse que o ex-presidente Lula, em alguns casos, cuidou “diretamente” do pedido de propina. Procurada, a assessoria de Lula disse que Palocci fala mentiras sem provas contra o ex-presidente, numa tentativa de fechar acordo de delação para sair da prisão. Palocci foi ouvido em 26 de junho por investigadores da Operação Greenfield, que apura supostas irregularidades em fundos de pensão.

“Antes de ele ser candidato a presidente elege um representante na previa dos funcionários e quem procura candidato a presidente naquela campanha vitoriosa de 2002, e quando pela primeira vez o PT elege um representante na previa, o PT não era governo mas havia eleito um presidente pra procurar uma interferência nesse fundo é Emílio Odebrecht em nome da Braskem que tinha sociedade com os fundos de pensão e estaria tendo por parte desse representante do PT muitas dificuldades. Então, ele nós pede para interferir nisso”, afirmou Palocci.

A Odebrecht declarou que as notícias de investigações envolvendo a empresa comprovam que a colaboração com a Justiça é ampla e consistente e que a Odebrecht reafirma compromisso de atuar com ética, integridade e transparência. Palocci afirmou ainda que a descoberta do pré-sal causou um clima de “delírio político” no governo, e que Lula pediu vantagens indevidas diretamente.

O investigador, então, pergunta se a partir da descoberta do pré-sal é que Lula passa a atuar. “Ele sempre soube que tinha ilícito e sempre apoiou as iniciativas de financiamento ilícito de campanha, etc. Mas no caso, no pré-sal, ele começou a ter uma atuação pessoal”, afirmou Palocci. Segundo o ex-ministro, Lula também atuou na negociação de compra de caças para as Forças Armadas.

“O presidente chegou a assinar um protocolo, um contrato com o presidente francês Nicolas Sarkozi, no dia 7 de setembro. Eu lembro que era 7 de setembro porque o presidente francês veio pras comemorações do 7 de setembro, e passou a madrugada inteira com o presidente Lula, ministro da Defesa, e saiu dessa reunião de madrugada com um documento assinado pelos dois presidentes sobre a compra de caças Mirage, a compra de helicópteros e a compra de submarinos franceses. Uma iniciativa completamente inadequada, porque estava sendo conduzido tecnicamente pela área da Defesa e foi atropelado por ambos os presidentes, da França e do Brasil e isso gerou todo tipo de propina. Então não foi só na sonda”, declarou.

O governo brasileirou optou pela compra dos caças suecos. Segundo Palocci, Lula também se envolveu diretamente na obra de Belo Monte, que gerou propina. “Também posso citar o caso de Belo Monte, onde o presidente também se envolveu diretamente na operação dos fundos de pensão e sabia que a partir desse investimento e desse projeto haveria pedido de propina”, declarou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.