sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HOMENAGENS PAUTAM OS 17 ANOS DO ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO NOS EUA

Redação - 11/09/2018 14:00

Vários lugares do mundo fizeram um minuto de silêncio para homenagear as vítimas do atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos. Hoje completa-se 17 anos daquele que é considerado o maior atentado terrorista da história. O atentado matou 2.753 pessoas de 93 países diferentes, incluindo os 19 terroristas que participaram da ação. Deste total, segundo levantamento realizado pelo Estadão, 1.642 vítimas foram identificadas, o que equivale a cerca de 60%.

No entanto, esta realidade está prestes a mudar, isso porque o Instituto Médico Legal de Nova York, que trabalha há 17 anos para identificar as mais de 1 mil vítimas restantes, realizou mais cinco identificação de vítimas a partir de alguns avanços nas técnicas de coleta de DNA. A expectativa é que mais vítimas sejam identificadas. A novidade, porém, anima pouca gente. O motivo é que os restos mortais de algumas vítimas podem ter sido enterradas no aterro de Fresh Kills de Staten Island, junto aos escombros das torres destruídas na tragédia. Os familiares, inclusive, ainda se queixam desta medida tomada pela cidade de Nova York.

O atentado aconteceu após o sequestro de quatro aviões comerciais de grande porte, que foram conduzidos a quatro alvos específicos: o prédio do Pentágono, sede do pensamento estratégico e do centro de defesa dos EUA, e o complexo predial World Trade Center, em Nova York, conhecido como as Torres Gêmeas. No entanto, o quarto avião que provavelmente atingiria algum ponto de Washington, possivelmente a Casa Branca, caiu em Shanksville, na Pensilvânia e não atingiu seu objetivo inicial. O ataque terrorista provocou uma longa guerra entre o Iraque e o Afeganistão, que até hoje são afetados por conflitos violentos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.