sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

CNI E FIEB PROMOVEM CAPACITAÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA QUEM EXPORTA

Redação - 10/09/2018 12:20

Em meio à tantas dificuldades, o setor produtivo do Brasil ainda perde, a cada ano, cerca de 14% de suas exportações em razão de barreiras técnicas e fitossanitárias. Em 2017, a perda ficou próxima de US$ 30,5 bilhões (cerca de R$ 113 bilhões), de acordo com estudo realizado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os obstáculos atingem alguns dos principais produtos exportados pelo país, como açúcar, carnes e suco de laranja. O mamão, por exemplo, acaba estragando nos EUA por conta de alegações de autoridades americanas de que há pedaços de insetos nas cargas enviadas, sem embasamento técnico. Já o pão de queijo brasileiro não entra na União Europeia (UE) por ser avaliado por ser produto lácteo, embora, pela sua composição, não seja considerado lácteo pelas próprias regras da região.

Com o objetivo de capacitar empresas, sindicatos, associações setoriais, instituições e profissionais que operam no comércio internacional, a CNI e a FIEB, por meio do seu Centro Internacional de Negócios (CIN) e seu Conselho de Comércio Exterior (Comex), realizam, na próxima terça-feira (11), o Roadshow Barreiras Comerciais e aos Investimentos.

O evento faz parte do projeto Small Business without Barriers da CNI, que foi selecionado no âmbito da iniciativa Small Business Champions da Organização Mundial do Comércio (OMC), em parceria, com a Câmara de Comércio Internacional (ICC).  O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), também apresentará o Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras (SEM barreiras), canal criado para tratar de medidas externas que dificultam o acesso das exportações brasileiras aos mercados internacionais.

A CNI, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), também disponibilizou, na internet, um Manual sobre barreiras comerciais e aos investimentos. A publicação auxilia as empresas brasileiras, inclusive as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), que podem ser impactadas significativamente por barreiras ao comércio exterior e aos investimentos. O conteúdo pode ser acessado em http://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2017/8/manual-de-barreiras-comerciais-e-aos-investimentos.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.