domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PIB DA BAHIA: INDÚSTRIA E CONSTRUÇÃO CIVIL REGISTRAM QUEDA NO SEMESTRE

Redação - 04/09/2018 11:00 - Atualizado 04/09/2018

De acordo com os dados divulgados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a indústria da Bahia e a Construção civil estão preocupando a economia do estado.   A indústria no segundo trimestre, recuou 1,9%, com destaque para o recuo de -1,2% na atividade da transformação, sendo influenciado pela queda na produção de importantes subsegmentos (minerais não metálicos e outros produtos químicos).

A construção civil também registrou taxa negativa (-4,8%), sendo afetada, sobretudo, pelo baixo nível na oferta de novos empreendimentos imobiliários – há de se destacar que os investimentos públicos têm garantido que o desempenho desse setor não seja ainda mais negativo. A extração mineral recuou 1,4%, particularmente pela redução da produção – por parte da Petrobras – de petróleo e gás. A alta foi verificada apenas na atividade de eletricidade e gás (+4,1%), devido ao aumento no nível do reservatório de Sobradinho.

O setor de serviços, principal da economia baiana, registrou expansão de 0,3% no segundo trimestre. Comércio (-1,4%), e transportes (-3,0%) foram os segmentos que registraram queda no setor. Já a administração pública com o avanço de 2,1% contribuiu de forma positiva para o valor adicionado do setor ser positivo.

Veja também: PIB DA BAHIA CRESCE 1,2% NO SEMESTRE 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.