sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ARTISTAS VOLTAM A CRITICAR ACM NETO POR DÍVIDAS DE DIREITOS AUTORAIS

Redação - 04/09/2018 19:45

Artistas como Paula Lavigne e Caetano Veloso utilizaram as redes sociais para criticar mais uma vez o prefeito de Salvador Antônio Carlos Magalhães Neto por dívida com vários artistas por direitos autorais. No Instagram, os dois postaram uma foto do prefeito com emojis de dinheiro voando e a frase: “ACM Neto dá o calote em artistas na cidade de Salvador”. Uma outra mensagem acompanhava o post: “Alô @acmnetooficial pague os artistas e compositores que fazem de Salvador a Cidade da Música. A arte não existe sem os criadores e o grande prejudicado pela sua má vontade será o público. Não aceitaremos mais essa injustiça da sua gestão.”

Entenda o caso: por conta da dívida no valor de R$ 40 milhões, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) recorreu à Unesco para questionar o título de “Cidade Musical” concedido pela ONU à Salvador. A carta foi enviada na última sexta-feira (31/8), também em nome de associações de música. Em nota, o Ecad afirmou que há mais de 10 anos a prefeitura não paga direitos autorais pelas músicas tocadas nos eventos que promove e possui uma dívida milionária junto a compositores e artistas.

A empresa afirma ainda que há uma negociação em andamento com a prefeitura de Salvador há meses, mas até o momento os responsáveis não quitaram nenhum valor, nem forneceram a documentação necessária para calcular o valor exato da dívida. No carnaval deste ano, dezenas de artistas como Marisa Monte, Caetano Veloso, Djavan, Xande de Pilares, Nando Reis e Mart’nália cobraram nas redes sociais que a Prefeitura de Salvador pague os direitos autorais devidos.

Segundo o Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco Melo de Oliveira, afirmou ainda que a empresa Saltur concluirá o levantamento dos processos de cobrança dos artistas do prazo de janeiro de 2013 até hoje e que ainda este mês oferecerão ao Ecad os nomes dos representantes e o relatório detalhado. “No entanto, quanto ao período anterior de 2013, não trataremos”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.