sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TINOCO DIZ QUE ACERVO HISTÓRICO DE SALVADOR É MALTRATADO

Redação - 03/09/2018 11:27 - Atualizado 03/09/2018

Um dia após o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, ser destruído por um incêndio de grandes proporções, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, admitiu que o Arquivo Histórico de Salvador está em condição de “maltrato”. O acervo acumula documentos que precedem a primeira Constituição Brasileira, de 1824, e atualmente está armazenado na Fundação Gregório de Mattos, de responsabilidade da Secult.

“Continua ainda muito maltratado. A gente vai resolver de uma forma definitiva isso. O maltrato vem de 20 anos e há um acerto que não é nem renovado pelas péssimas condições de acolhimento. O prefeito decidiu alocar no Prodetur [Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo] e captar recursos para a implantação do Museu da História de Salvador e novo Arquivo Histórico Municipal”, declarou, em entrevista a Rádio Metrópole.

O titular da Secult, porém, não definiu uma data para que o projeto saia do papel. “Vamos lançar a licitação ainda nesse semestre. No início de 2019 vamos iniciar as obras desse equipamento, que é fantástico”, especulou, ao defender que a aprovação é de uma intervenção detalhada. “Estamos tendo bastante cuidado nesse processo. É preciso ter câmeras especiais, tratamento dessas documentações e licença para fazer isso”, finalizou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.