“Quem viu, viu”. Foi a frase de Cesar Cielo logo após a conquista de mais um título nacional nesta terça-feira, em São Paulo, no encerramento do Troféu José Finkel, disputado este ano em piscina curta (25m). Admitindo aposentadoria ao fim da temporada, o campeão olímpico de Pequim 2008 mostrou que segue em boa forma e levou o segundo ouro na competição, vencendo sua prova preferida, os 50m livre.
O tempo de 20s98 também garantiu, com sobras, a classificação de Cesar Cielo para o Mundial em piscina curta de Hangzhou, na China, marcado para dezembro. O índice exigido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) era de 21s29. O plano do veterano de 31 anos é encerrar a carreira após a competição na Ásia.
– Infelizmente, pode ter sido (a última prova no Brasil). Quem viu, viu. Quem não viu, vai ter que procurar no Youtube. Mas ainda tem o Mundial, tem bastante coisa pela frente – disse Cielo logo que saiu da piscina. Durante a entrevista após a prova, Cesão ainda aproveitou para fazer um apelo aos dirigentes da natação brasileira para que possa contar com seu técnico na delegação que vai à China. O objetivo de Cielo é ampliar sua maraca de 17 pódios em campeonatos mundiais (piscina longa e curta). – Eu queria pedir para o pessoal da CBDA olhar com carinho. Tenho possibilidade de me tornar o maior medalhista do Brasil em Mundiais, então seria importante ter o meu treinador comigo. Quero encerrar do jeito que sempre imaginei – completou o nadador.
A marca desta terça de Cesar não ficou muito distante de seu recorde sul-americano dos 50m livre em piscina curta, que é de 20s51 – tempo que lhe rendeu o ouro no Mundial de Dubai, em 2010. O paulista de Santa Bárbara d’Oeste ainda tem outros dois ouros em provas individuais de Mundiais em piscina curta, ambos nos 100m livre (Dubai 2010 e Doha 2014).
Cielo já tinha mostrado estar bem para o Finkel no último domingo, quando venceu os 100m livre. Nesta terça, voltou a nadar bem pela manhã, liderando as eliminatórias dos 50m livre. Na final da noite, o veterano entrou determinado a confirmar mais um ouro e garantir a vaga no Mundial. Cesão assumiu a ponta da prova desde a largada, manteve o ritmo forte na virada dos 25m e bateu na frente com boa vantagem. A medalha de prata ficou com Matheus Santana, que marcou exatamente o tempo necessário para ir ao Mundial: 21s29. O terceiro lugar foi de Leonardo Alcover, do Minas, que anotou 21s43.