sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

DESEMPREGO AUMENTA NA RMS E ATINGE A 25,7% DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA

Redação - 29/08/2018 13:00 - Atualizado 29/08/2018

João Paulo Almeida 

As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), mostram que a taxa de desemprego total da Região Metropolitana de Salvador aumentou, ao passar de 25,1% para 25,7% da População Economicamente Ativa (PEA), entre junho e julho de 2018. Segundo suas componentes, a taxa de desemprego aberto elevou-se de 17,7% para 18,1% e a de desemprego oculto, de 7,3% para 7,5%.

Em contato recente com o portal Bahia Econômica, o presidente do sindicatos dos lojistas do estado da Bahia, Paulo Motta afirmou que as empresas teriam um segundo semestre estável na geração de empregos em Salvador e em toda Bahia até o natal quando novas oportunidades devem aparecer e a geração de empregos voltar a crescer. Paulo acredita que o dia das crianças é uma data importante e vai fazer o comercio varejista melhorar, com expectativa de crescimento em torno de 2%.

Segundo a pesquisa, o contingente de desempregados foi estimado em 519 mil pessoas, nove mil a mais em relação ao mês anterior. Este resultado decorreu do declínio no nível de ocupação (-1,5%, ou menos 23 mil postos de trabalho) em número superior à redução da PEA (-0,7%, ou saída de 14 mil pessoas da força de trabalho da região). A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas – diminuiu de 59,4%, em junho, para 58,9%, em julho.

No mês de julho, o nível de ocupação diminuiu 1,5%, sendo estimado em 1.500 mil pessoas. Segundo os setores de atividade econômica analisados, houve crescimento no número de ocupados apenas no Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (1,0%, ou geração de três mil postos de trabalho) e redução na Indústria de transformação (-6,1%, ou eliminação de 6 mil postos de trabalho) e nos Serviços (-2,3%, ou -22 mil). Permaneceu estável o nível de ocupação na Construção.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego é realizada pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (SETRE), e conta com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.