Problemas ocasionados pela falta de manutenção nos viadutos Rômulo Almeida e Juscelino Kubischeck, situados na região do Dique do Tororó, foram constatados pelos conselheiros da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-BA. Na manhã desta terça-feira (28) foi realizada uma vistoria pelos profissionais que presenciaram fissuras, oxidação da estrutrura e ferragem exposta. Os problemas podem, senão resolvidos, desencadear o colapso de todo o equipamento.
De acordo com o coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Leonel Borba, a recomendação do colegiado é que os equipamentos passem por inspeções periódicas. “A partir do momento em que não se faz manutenção periódica, a recuperação se torna bem mais cara aos cofres públicos. No caso dos viadutos, a segurança começa a ser menor”.
A partir da vistoria, o Crea encaminhará relatório técnico ao poder público para que tome conhecimento e, consequentemente, as providências cabíveis. “Se for correr toda a cidade, podemos perceber vários equipamentos com problema, exigindo recuperação ou manutenção”, finaliza.