domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONFIANÇA DA CONSTRUÇÃO VOLTA A CAIR EM AGOSTO, MOSTRA FGV

Redação - 27/08/2018 10:26

O Índice de Confiança da Construção, da Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,6 ponto em agosto, para 79,4 pontos, feito o ajuste sazonal. O resultado reverteu a alta de 1,7 ponto de julho. Em médias móveis trimestrais, o índice encolheu 1 ponto, informa o Valor Online.

“Em apenas três meses, o Índice de Expectativas retrocedeu ao patamar de agosto do ano passado. O resultado sugere uma piora mais definitiva no cenário de retomada vislumbrado anteriormente pelas empresas da construção. Embora a percepção em relação aos negócios no momento corrente tenha melhorado nos últimos 12 meses, uma reversão desse movimento ainda deixaria a atividade em níveis historicamente muito baixos”, observou Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção do Ibre-FGV.

A queda da confiança em agosto foi exclusivamente influenciada pela piora das expectativas referentes aos negócios no curto prazo: o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 3,5 pontos, ficando em 87,5 pontos, o menor nível desde julho de 2017 (85 pontos). A queda do IE foi influenciada pelos dois quesitos que o compõem: o indicador demanda prevista, que caiu 3,2 pontos, e o indicador tendência dos negócios, que cedeu 3,7 pontos.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 0,3 ponto em agosto, para 71,7 pontos, registrando a terceira alta seguida, influenciada pela ligeira melhora da percepção atual dos negócios. O quesito que mede a percepção atual sobre a carteira de contratos se manteve estável em agosto.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.