Por João Paulo Almeida
O comércio varejista é um dos mais importantes segmentos da economia local e nacional. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Bahia, as vendas do setor ampliado voltaram a aumentar em junho (4,5%), frente ao mês anterior, após apresentar resultado negativo em maio (-4,5%). O resultado foi o melhor do país, nessa comparação, ficando acima da média nacional (2,5%).
Para saber a expectativa do setor nesse momento de eleições, o Bahia Econômica conversou com o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, Paulo Motta que afirmou que o Varejo tem uma tendência de manutenção ou estabilidade nesse trimestre que antecede as vendas do natal, considerado melhor momento para o segmento no ano.
Segundo Paulo o setor tem uma data importante nesse período que o dia das crianças. “Nós acreditamos num crescimento médio de 2% nas vendas de brinquedos e chocolates nesse período de comemoração do dia das crianças. Lembrando que esse momento de eleições ainda traz muita indefinição. As pessoas ainda estão retraídas sem saber como ficará a economia do país depois das eleições”, explicou Paulo.
Sobre o processo eleitoral Paulo explicou que esse momento o comércio varejista tem muita cautela pois depende dos investimentos que só chegam em grande quantidade com a questão política organizada. “O setor nesse momento de eleições ainda se mantém muito retraído pois a questão política desorganizada faz com que os investimentos e o poder de compra da população diminua muito. Por isso é aguardar e torcer paras as coisas acontecerem da melhor forma possível para o país”.