A base da vida. Esse é o mote da edição de 2018 da Semana do Bebê, celebrada na capital baiana entre 24 e 31 de agosto, que tem como tema o aleitamento materno. A Semana do Bebê é uma parceria entre a Prefeitura e o Unicef e, neste ano, tem como objetivo reforçar a mensagem de que a amamentação pode ser a chave para prevenir todas as formas de desnutrição, garantir a segurança alimentar, mesmo em tempos de crises, e quebrar o ciclo de pobreza.
A abertura oficial da mobilização acontece nessa sexta-feira (24), a partir das 9h, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, localizado na praça Thomé de Souza. Durante a solenidade de abertura será apresentado o edital do Prêmio de Boas Práticas em Aleitamento Materno para instituições públicas, privadas e comunitárias que atuam no município.
Já no domingo (26), às 9h, centenas de mamães se reunirão no Parque da Cidade para um grande ‘Mamaço’. Durante o evento Mamando no Parque, rodas de conversas serão promovidas no intuito de esclarecer dúvidas sobre o aleitamento materno. Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai intensificar palestras e distribuição de material educativo nos postos de Salvador para sensibilização sobre a importância da amamentação.
No Brasil, não há porcentagem de mães que acreditam que a amamentação deva ser deixada de lado. Dados da Pesquisa Global Lansinoh Sobre Amamentação 2017 revelam que a maioria das brasileiras (41%) acreditam que um bebê deva ser amamentado por um período de 6 a 12 meses e 33% amamentaram por esse período. Exceto por questões pontuais, a maior parte das mulheres pode e deve amamentar seu bebê por 2 anos ou mais, segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).