Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) revelou que 20% dos eleitores utilizam o Facebook e o Whatsapp para compartilhar informações sobre eleições e política.
O Whatsapp aparece no topo da lista: 62% dos entrevistados usam o aplicativo e um em cada cinco eleitores compartilha notícias de política e eleições por ele. Já os que se informam sobre o assunto utilizando o app compõem mais de um terço dos entrevistados (35%).
Em seguida, aparece o Facebook, utilizado por 55% dos brasileiros. Embora menos utilizado, é a rede onde as pessoas consomem mais notícias sobre política e eleições: 40% das pessoas leem e 20% compartilham informações sobre estes temas.
Os eleitores de Fernando Haddad (PT) são os mais ativos nas redes sociais. 38% compartilham notícias no Facebook e 34% no WhatsApp. Em seguida, aparecem os eleitores de João Amoêdo (Novo), dos quais mais de um terço repassa informações nas duas redes.
A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 8.433 eleitores em 313 municípios entre os dias 20 e 21 de agosto de 2018.