sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

PF INVESTIGA CORRUPÇÃO EM SALVADOR E NO INTERIOR DO ESTADO

Redação - 21/08/2018 08:14 - Atualizado 21/08/2018

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou nesta terça-feira (21) uma operação que visa o cumprimento de mandado de afastamento dos prefeitos Pilão Arcado e Ipirá. A operação foi intitulada Offerus, uma referência à lenda de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. O objetivo da operação é desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios baianos de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado. Além dos mandados no interior, há cumprimento em Salvador no bairro do Rio Vermelho.

De acordo com as investigações, um grupo de pessoas, incluindo empresários, servidores municipais, gestores e ex-gestores, atuava, desde 2009, no direcionamento de licitações de transporte escolar para empresas de fachada, constituídas em nome de “laranjas”. Os editais dos certames eram elaborados para afastar concorrentes, mediante a inclusão de cláusulas restritivas. O esquema incluía, também, a desclassificação de outras licitantes que tentavam participar dos pregões. O valor dos contratos envolvendo as empresas do esquema totaliza R$ 130 milhões. Apenas nos municípios de Alagoinhas e Casa Nova, o superfaturamento chega a R$ 38 milhões no período de 2009 a 2017.

Cerca de 90 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e nas residências dos envolvidos no esquema, além de um mandado de prisão preventiva. Vinte e um auditores federais de controle, da CGU, também participam das diligências.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.