sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA SEDIARÁ 1º TESTE DO CENSO 2020 EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS E INDÍGENAS

Redação - 20/08/2018 10:00

A Bahia será um dos 12 estados brasileiros onde ocorre, de hoje, 20 de agosto, a 6 de setembro, a Primeira Prova Piloto do Censo Demográfico 2020, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O principal objetivo da operação é testar algumas das inovações metodológicas relacionadas à temática dos povos e comunidades tradicionais, entre as quais a introdução, pela primeira vez num Censo, do quesito de identificação étnico-quilombola. A decisão atende a uma demanda histórica e está em conformidade com o previsto no Decreto nº 8.750 de 2016.

Serão visitados domicílios no Território Quilombola de Curral da Pedra, em Abaré, e em parte da Terra Indígena Brejo do Burgo, no município de Paulo Afonso. Além desses, a Primeira Prova Piloto ocorrerá simultaneamente em 24 municípios dos estados do Acre, Amapá, Rondônia, Ceará, Maranhão, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A prova piloto irá fornecer subsídios para a elaboração de propostas definitivas dos quesitos do Censo voltados aos povos e comunidades tradicionais. O IBGE vai testar a primeira versão dos questionários do Censo 2020 e avaliar o tempo de coleta; vai também avaliar o entendimento de cada quesito por parte dos entrevistados; testar a funcionalidade do aplicativo de coleta e verificar eventuais necessidades de adaptações metodológicas e operacionais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.