O Estado da Bahia atingiu a marca de 1,3 milhão de documentos e mais de 87 mil processos eletrônicos criados no SEI Bahia, o sistema informatizado de gestão de processos e documentos administrativos digitais do Poder Executivo. Em um ano e cinco meses de implantação – o software criado e cedido gratuitamente à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – vem mudando rotinas nos órgãos estaduais ao eliminar o papel como suporte físico para documentos e processos administrativos.
O novo sistema já proporcionou aos cofres públicos uma economia superior a R$ 2,6 milhões. O cálculo leva em conta a eliminação das despesas com aquisição de 13,2 milhões de folhas de papel, somados à redução dos custos com grampos, capas de processos e transporte de material. “A iniciativa traz ainda ganhos em eficiência, agilidade, transparência, aumento da produtividade, gestão por processos, capilaridade e velocidade na captação da informação”, enumera o coordenador do projeto, Anderson Vasconcelos.
Como conseqüência, já há hoje 131 tipos diferentes de processos tramitando exclusivamente em meio eletrônico e este número deve crescer em breve com o lançamento da sétima onda, previsto para o próximo dia 31 de agosto. Em paralelo, cada unidade segue conduzindo o processo de implantação dos processos que são específicos às sua atividades.