O Diário da Justiça do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou hoje documento contendo m os pedidos de registro de todos os 13 candidatos à Presidência da República. Com isso, está aberto o prazo de apresentação de pedidos de impugnação – cidadãos comuns, coligações adversárias e o Ministério Público Eleitoral (MPE) podem entrar com pedidos.
Pelo menos dois candidatos – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) – tiveram pedidos de impugnação protocolados ao TSE. A candidatura do militar da reserva foi contestada um advogado, que questiona o fato de ele ser réu em ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro é réu em ações penais em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2016, por suposto crime de apologia ao estupro e injúria. Em discussão na Câmara Federal, ele disse que não estupraria a colega de Parlamento Maria do Rosário (PT-RS) porque ela “não merece”.
Lula, por sua vez, tem ao menos sete pedidos de impugnação representados desde quarta (15), quando o PT registrou a candidatura do ex-presidente. Duas delas foram feitas por candidatos ou partidos adversários – Jair Bolsonaro, candidato do PSL, e Partido Novo, cujo presidenciável é João Amoêdo.