quinta, 18 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2552

UPB COMEMORA MUDANÇA DE ENTENDIMENTO DO TCM/BA SOBRE GASTOS COM PESSOAL

Redação - 16/08/2018 15:19

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Brito, comemorou a mudança de entendimento do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/Ba), em relação aos gatos com folha. De acordo com o novo entendimento da Corte, não fará mais parte do cálculo do Índice de Gasto com Pessoal os valores pagos pelos municípios a profissionais que executam programas do governo federal. A decisão foi aprovada por 4 votos a 2, em sessão do plenário do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA), na última terça (14).

“Esse já era o entendimento de diversos tribunais de contas de outros estados. Afinal, os programas não foram criados pelos municípios. São responsabilidades repassadas às prefeituras sem a contrapartida financeira suficiente, o que acabava penalizando as contas dos prefeitos”, explicou o presidente da UPB, Eures Ribeiro. Ele ainda classificou a medida como “uma vitória do próprio TCM por ter amadurecido nesse entendimento que sempre foi o pleito dos prefeitos baianos”.

Em nota no site da UPB, há a informação de que a votação foi provocada por uma consulta feita pela União dos Municípios da Bahia (UPB). O índice fixa em 54% da receita corrente líquida das prefeituras o que pode ser despendido com a folha de pessoal, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Com a decisão, as despesas com servidores para a manutenção de programas de atenção básica ou bipartite de saúde, cujo valor da remuneração seja parte de transferências voluntárias de outros entes governamentais não serão computados neste cálculo”, prossegue o documento.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.