quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.4694 Dólar 5.0932

ESPAÇO CULTURAL TERÁ COMO FOCO HISTÓRIA DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL

Redação - 16/08/2018 18:17

Investindo no potencial do turismo religioso da capital baiana, bem como protegendo e revitalizando seu patrimônio histórico e cultural, a Prefeitura apoia a reforma do Centro de Referência da Igreja Católica do Brasil, que funcionará no Palácio Arquiepiscopal de Salvador (Praça da Sé, Pelourinho), garantindo a efetivação da instalação do memorial. Gerido pela Arquidiocese de São Salvador, o edifício – que possui três pavimentos e um porão – passará a ser um equipamento de cultura e meditação. O espaço abrigará exposições temporárias e viabilizará o compartilhamento de conhecimentos com acervo museográfico e expográfico.

Para a execução desse projeto, a Prefeitura investiu R$510 mil em patrocínio. A realização da requalificação do Palácio Arquiepiscopal, executada pela Arquidiocese de Salvador, está sendo finalizada. Até dezembro, o Centro de Referência da Igreja Católica do Brasil também deverá ser concluído e entregue ao público. Em função do investimento, o município terá diversas contrapartidas, a exemplo da composição de um conselho curador do memorial, que irá definir as políticas e regras de funcionamento do equipamento, além da garantia da participação gratuita de alunos da rede municipal em visitações.

O titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, explica que o equipamento será interessante por integrar um núcleo voltado ao turismo religioso. “O Palácio da Sé extrapola a questão religiosa, pois é referência na história da formação da cidade e todo patrimônio de Salvador. Independentemente da religião, vai atrair a atenção dos baianos e turistas. O espaço também vai dialogar com outros equipamentos que estão no entorno, sobretudo com a Catedral Basílica, que está sendo restaurada”, frisou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.