O Brasil tem 48,6 milhões de alunos matriculados em 184,1 mil escolas de educação infantil ao ensino médio, conforme dados do Censo da Educação Básica de 2017, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no começo do ano. Para atender e atrair esse público, proprietários de escolas estão investindo no franchising. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), de 2016 para 2017, o setor de serviços educacionais cresceu 2,5% em unidades e 5,6% em faturamento.
E a tendência tem se consolidado: o segmento teve acréscimo de 6,8% no faturamento no 2° trimestre de 2018 se comparado com o mesmo período anterior, movimentando R$ 2,902 bilhões no período. Em número de matrículas do setor privado de ensino infantil e médio, o Brasil é o quinto maior do mundo. “As matrículas auxiliam o investidor a prever seu faturamento anual e trabalhar com margens acima da média de outras franquias. Da mesma forma, por ser mandatória a inscrição em uma escola regular, já existe um universo garantido de alunos”, pontua o CEO da Maple Bear Canadian School, Arno Krug.
A rede de ensino Maple Bear Canadian School já possui 98 unidades no Brasil e, para 2019, o plano é abrir três novas escolas na Bahia (nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Camaçari), dentre as mais de 30 inaugurações previstas para o ano que vem. Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, a rede tem mais de 300 escolas em 16 países, atendendo mais de 35 mil crianças e adolescentes, sendo uma das líderes mundiais em educação bilíngue.