O prefeito de Uauá Lindomar Dantas (PCdoB) foi denunciado ao Ministério Público por ser um dos prefeitos que teria pago por um falso prêmio concedido a políticos com dinheiro da população. O ofício endereçado à Comarca da cidade é do deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) e foi apresentado nesta terça-feira (13/08).
A farsa foi desmascarada nacionalmente pelo Fantástico, no último dia 05. A reportagem demonstrou que até o jumento “Precioso” foi capaz de receber o diploma “Gestor Nota 10” ao pagar a um instituto de fachada a quantia de R$ 1.480. Na matéria é citado o mesmo instituto que concedeu a “Medalha Alferes Tiradentes” a Lindomar. A denúncia de Aleluia pede que seja apurado o uso do dinheiro da população de Uauá na fraude.
“Eu duvido que a população de Uauá vai aceitar que seu dinheiro seja usado pelo prefeito para comprar para si próprio um prêmio que até um jumento é capaz de receber”, comentou Aleluia. No ofício o deputado ressalta que “o uso de patrimônio e erário público para finalidades distintas da satisfação do interesse público” pode configurar crime de responsabilidade e, segundo o Código Penal, crime contra a Administração Pública.