Por João Paulo Almeida
Em Entrevista ao Bahia Econômica, o pré-candidato ao governo do estado pelo MDB João Santana, conversou sobre o plano econômico que pretende aplicar a Bahia caso seja eleito. Segundo Santana sua gestão será focada na geração do emprego, da renda, e da recuperação da economia do estado.
Santana explica que seu trabalho será focado em duas áreas. Agricultura e Turismo. Na agricultura ele pretende recriar a Emater no estado, com objetivo de trabalhar com planejamento econômico da agricultura, informação meteorológicas, crédito rural, extensão rural e pesquisa.
“A Emater vai atuar em todas as áreas da agricultura, em especial na pecuária, na pesca, e nas lavouras. Nós vamos ter escritórios regionais da Emater para ajudar o produtor em todas as áreas do plantio. Na pecuária nós vamos trabalhar com melhoramento genético. Na pesca vamos incentivar a pesca embarcada. Então vamos trabalhar duro para recuperar essas áreas que vão ajudar muito a economia do estado a crescer”.
No Turismo Santana explica que pretende fortalecer a Bahiatursa, fazendo com que ela tenha escritórios fortes em toda região, com objetivo de planejar e atender o turista da melhor forma possível na Bahia inteira. O candidato também explicou que pretende trabalhar com o conselho estadual de turismo.
“Nós vamos fazer uma revolução no turismo. Vamos ter um planejamento para identificar da onde vem o turista e vamos trabalhar para que aquele turista tenha a melhor experiência da sua vida na Bahia. Com qualificação profissional, com capacidade de atendimento de excelência. Com folders que mostrem as qualidades do estado, dentre outras muitas ações”.
Sobre o Centro de Convenções do estado Santana garantiu que a Bahia vai ter um grande Centro de Convenções e que outras regiões importantes da Bahia também terão equipamentos que possibilitem a realização de eventos em diversas áreas, inclusive no setor da agricultura e das exposições de animais.