sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CONCEIÇÃO EVARISTO É A HOMENAGEADA DA FEIRA LITERÁRIA DE MUCUGÊ

Redação - 10/08/2018 16:04

“O olho do sol batia sobre as roupas do varal e mamãe sorria feliz. Gotículas de água aspergindo a minha vida-menina balançavam ao vento. Pequenas lágrimas dos lençóis. Pedrinhas azuis, pedaços de anil, fiapos de nuvens solitárias caídas do céu eram encontradas ao redor das bacias e tinas das lavagens de roupa. Tudo me causava uma comoção maior. A poesia me visitava e eu nem sabia…”

O trecho acima é do texto de abertura do livro “Poemas da recordação e outros movimentos”, da escritora Conceição Evaristo, homenageada pela terceira edição da Feira Literária de Mucugê – Fligê. Ele é um dos que estão servindo para o artista plástico Silvio Jessé e o maestro João Omar Carvalho de Mello formatarem a homenagem que será apresentada na sessão de abertura do evento, no dia 16 de agosto, em Mucugê.

“As leituras que fiz da Conceição Evaristo me levam a lembranças da minha infância, da cidade onde eu morava. Ela retrata figuras bastante comuns para mim, que estou acostumado a pintar e a incluir nas minhas obras, por exemplo a paisagem das lavadeiras, com suas trouxas de roupas. Esse texto me marcou muito”, revela Silvio, que está finalizando uma tela que será entregue à Conceição.

Também em processo de criação, o maestro João Omar fala sobre a satisfação de compor uma peça musical dedicada à escritora. “Homenagear Conceição Evaristo não é homenagear uma pessoa, mas sim a causa dela, a obra que ela construiu, esta homenagem é por esta trajetória, por esta abertura que ela promove, pelas conquistas que ela vem contemplando”, destaca o maestro, adiantando que o arranjo terá um quê de “delicadeza e empoderamento”.

Quando recebeu, por e-mail, a notícia de que seria a escritora homenageada para a Fligê, Conceição e sua produtora responderam: “ficamos emocionadas e choramos. Tudo lindo, já estamos ansiosas”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.