sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SAÚDE E SEGURANÇA SÃO O FOCO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA BAHIA

Redação - 03/08/2018 07:00

As empresas que tem a melhor performance em gestão têm altos índices em termos de segurança, é o que apontam os especialistas que participaram da International Safety, Health and People in Construction Conference (Conferência Internacional de Segurança, Saúde e Pessoas na Construção Civil). O evento, que encerra nessa sexta, 3, reuniu profissionais do mundo todo em Salvador e promoveu o intercâmbio de pesquisas e experiências entre o meio acadêmico e o setor produtivo.

Como forma de garantir essa integração, foi realizada uma visita técnica na tarde do dia 1º ao canteiro do Solar dos Coqueiros, empreendimento da MRV Engenharia, localizado em Camaçari, onde diversos profissionais viram as práticas de saúde e segurança existentes na obra. “O maior benefício é a oportunidade de pesquisadores e estudantes observarem na prática os processos construtivos e de segurança. Ficamos muito felizes com a abertura da empresa e o interesse em compartilhar as informações”, destaca a professora da UFBA e presidente do comitê organizador do evento, Dayana Costa.

A visita foi complementar à apresentação realizada pela manhã por José Luis Fonseca, gestor executivo de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, DAE, Qualidade e Sustentabilidade da MRV. Ele participou do painel ‘Segurança na Construção: necessidades e barreiras’, voltado para a discussão de iniciativas, boas práticas, necessidades e barreiras para melhorias na segurança na construção. Sob a coordenação da professora Dayana Costa, o painel teve ainda participação do professor Yang Miang Goh, da National University of Singapore, e a especialista do Serviço Social da Indústria (SESI-DN), Renata Rézio e Silva.

Durante a visita, os participantes puderam conhecer o processo construtivo de parede de concreto utilizado pela MRV, tecnologia que garante uma maior velocidade na execução das obras, qualificação da mão de obra e maior controle da qualidade. Com isso, quatro apartamentos são executados diariamente no canteiro de obras do Solar dos Coqueiros. “Foi importante observar que, mesmo com a eficiência do processo de parede de concreto, ainda existem oportunidades de discussão e para melhoria das questões de segurança e ergonomia no processo construtivo”, relata a professora. Ela aproveita para citar dois itens que captaram a atenção: a limpeza e organização do canteiro, além da horta plantada na obra, utilizando capacetes como recipientes.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.