Nesta sexta-feira (3), na convenção do DEM, o candidato ao governo do Estado, Zé Ronaldo, anunciou que Mônica Bahia (PSDB), do movimento Vem Pra Rua, será candidata a vice-governadora em sua chapa. Em discurso, no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, em Salvador, o democrata elogiou os demais componentes do grupo – os postulantes ao Senado Jutahy Jr. (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC) –, ressaltou ser apoiado por 10 partidos e revelou que ainda negocia com outros dois para formar o time que vai enfrentar o atual governador Rui Costa (PT).
Ao falar sobre si próprio, aos 67 anos, Zé Ronaldo se classificou como “um menino que precisou trabalhar para estudar. Saiu da casa dos pais com 12 anos de idade para estudar”. Afirmou também que, ao decidir ser político, “prometeu nunca fazer nenhum ato de desonestidade” na vida pública e cutucou o atual comandante do Palácio de Ondina e o antecessor, Jaques Wagner, aspirante petista ao Senado: “Eu jamais vou ser confundido com dinheiro da Fonte Nova. Jamais vou ser confundido com relógios, relógios”.
Presente no evento, o prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, criticou o governador Rui Costa (PT), que é candidato à reeleição. Segundo Neto, o petista tinha grande receio que eu ele se candidatasse ao governo. “Mas, eu não saí candidato, mas escolhemos Zé Ronaldo, que o derrotará, que será o próximo governador da Bahia”, disse.
O demista afirmou ainda que Rui passou os últimos quatro anos “pirraçando-o, alimentando picuinhas”. Neto prometeu também construir um novo futuro para a Bahia. “Hoje eu estou aqui como prefeito da nossa capital, como político, mas acima de tudo como cidadão, como alguém que não aguemta mais viver a realidade que estamos vivendo. Meu compromisso é com a construção dessa vitória, é um compromisso de vida, de muito trabalho que dedicarei para mostrar que a Bahia precisa de uma vez por todas construir um novo futuro. Faremos um debate em condições de igualdade, com transparência. Aguardamos 12 anos por esse momento para mostrar a Bahia verdadeira”.