Mesmo após clamores pela unidade, lançados pelo governador e pré-candidato à reeleição Rui Costa (PT), a base governista ainda não conseguiu digerir a exclusão da senadora Lídice da Mata da majoritária petista na Bahia e o PSB, pelo menos até o momento, não garante apoio à candidatura de Ângelo Coronel (PSD) ao senado.
Até lideranças tradicionais do partido ainda se mostram reticentes, em relação ao assunto. O deputado Marcelo Nilo, candidato a deputado federal, mesmo cargo pleiteado por Lídice, evitou rebater o governador, mas não assegurou apoio do PSB a Coronel. “Vai depender da posição do partido e não temos uma data para esse anúncio”, disse, em entrevista ao BNEWS.
A declaração veio apenas dias após o secretário geral do PSB na Bahia, Domingos Leonelli, ter sugerido que o PT e o ex-presidente Lula poderiam ter demonstrado mais ênfase no apoio à candidatura de Lídice como deputada federal. A declaração de Leonelli foi postada anteontem (30), em suas redes sociais. O ex-presidente, que segue preso em Curitiba (PR), não teria, igualmente, se manifestado de forma favorável à candidatura de Coronel, pelo menos é o que se pode ler nas entrelinhas do texto de Leonelli no Facebook:
“Lula apoiava Lídice como candidata ao Senado na chapa encabeçada por Rui. Como Lidice foi preterida e agora é candidata a deputada federal, ele agora só apoia Rui para Governo e Wagner para o Senado. Lula e parte da militancia do PT. Igualzinho à posição do PSB da Bahia. Só falta mandar uma mensagem apoiando Lídice para deputada federal”.
Pelo visto até aqui, parece que o PSB reafirma sua aliança a Rui, mas, pelo menos no que tange a um possível apoio ao candidato do PSD na majoritária, o partido, até o momento, parece desvincular-se do governador. O depoimento de Nilo é ainda mais emblemático, pois o deputado já cogitou publicamente apoio a Jutahy Jr., pré-candidato ao senado na chapa do oposicionista Zé Ronaldo (DEM).