O recesso parlamentar terminou, mas o Congresso Nacional, que deveria retomar os trabalhos nesta quarta (1º), só fará sessões para votar projetos a partir da próxima semana. Embora faltem dez semanas para 1º turno da eleição, deputados e senadores só deverão comparecer a sessões em três semanas específicas, o que os parlamentares chamam de “esforço concentrado”.
Dos 35 partidos, 20 ainda deverão realizar as convenções nacionais até o próximo domingo (5), quando terminará o prazo para a definição dos candidatos nas eleições. Por isso, deputados e senadores somente retornarão a Brasília na próxima semana. No Senado, o cronograma prevê votações nos dias 7 e 8 de agosto e em pelo menos mais uma semana em agosto e outra em setembro.
Não há sessões do Senado marcadas para esta semana. Os líderes partidários ainda deverão definir, na próxima semana, quais propostas devem ser votadas. Antes do recesso, o Senado recebeu alguns projetos aprovados pela Câmara e que ainda estão pendentes de análise. Saiba abaixo: Multa para quem desiste da compra de um imóvel na planta; Venda de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras; Permissão para a Petrobras transferir até 70% dos direitos de exploração de petróleo na Bacia de Santos; Marco regulatório para o transporte rodoviário de cargas.