Durante a convenção do PRTB nesta terça, o ex-prefeito de Salvador e atual pré-candidato ao governo do estado pela sigra, João Henrique, filosofou em seu discurso e se comparou a um ser iluminado e ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. As comparações vieram ao ser tocado o assunto da alta rejeição de seu mandato enquanto prefeito da capital baiana.
“A imagem que fizeram de mim também fizeram de Nelson Mandela, que ficou 30 anos preso. Uma vez ele falou de dentro da prisão: ‘a imagem que fizeram de mim não é nada do que eu sou, mas, com o tempo, o povo vai saber quem de fato eu sou’. Quando ele saiu da prisão, foi eleito presidente da África do Sul com votação quase unânime e fez um governo de brancos e negros”, narra João Henrique.
João afirma ainda que a humanidade ‘mata’ quem tem missão espiritual na terra. “Elas matam essas pessoas e depois querem saber como vão se iluminar”. Ele cita como iluminado Eduardo Campos, candidato à presidência morto em acidente de avião, mas depois recua. “Bem, esse não era iluminado”. João continua a lista: “Jesus era e foi assassinado. Gandhi”. Depois cita Mandela e também recua. “Ele não, ele morreu de idade”. Ainda na lista do ex-prefeito constam John Lennon e Osho.
João, que aparece em pesquisa com 2,1% das intenções de votos. Apesar da confirmação da candidatura de João Henrique nesta terça, o PRTB ainda não definiu o nome a vice.