sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

‘INFLAÇÃO DO ALUGUEL’ SOBE 8,2% EM 1 ANO E PRESSIONA REAJUSTES

Redação - 30/07/2018 08:11 - Atualizado 30/07/2018

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado como referência para reajustes de contratos de aluguel, registrou alta de 0,51% em julho, contra um avanço de 1,87% em junho, segundo divulgou nesta segunda-feira (30) a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumula alta de 5,92% no ano e de 8,24% em 12 meses.

Conforme o G1, impactado pela desvalorização do real e pela greve dos caminhoneiros, o índice de inflação mais usado para corrigir os reajustes dos aluguéis teve avanço no último ano e pressiona o valor dos contratos. Apesar da alta, o mercado ainda desaquecido tem ajudado a segurar os preços médios de locação.

A diretora de locação da Lello, Roseli Hernandez, que administra cerca de 11 mil imóveis alugados no país, diz que o índice vem sendo aplicado em todos os contratos, mas que isso só ocorre por causa do comportamento do IGP-M ao longo do ano passado. “Não houve um caso sequer de pedido para reajustar abaixo do IGP-M, porque no ano passado o índice foi negativo e deu uma certa ‘vantagem’ ao locatário”, explica Roseli.

A variação do IGP-M também está bem acima da chamada inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que subiu 4,39% em 12 meses. “Embora o IGP-M sirva como indexador dos valores de aluguel, será um pouco difícil eles subirem tanto, já que o mercado está muito retraído”, considera o superintendente adjunto de índices gerais de preços do FGV/IBRE, Salomão Quadros.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.