sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

EVENTO EM SALVADOR DISCUTE A ABERTURA DE NOVOS CURSOS DE MEDICINA NO BRASIL

Redação - 27/07/2018 10:17 - Atualizado 27/07/2018

A Academia de Medicina da Bahia, com o apoio da Associação Bahiana de Medicina e Conselho Regional de Medicina, promovem nesta sexta-feira (27), de 8h às 13h, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador, com entrada franca, um Seminário sobre as “Consequências da Abertura de Novos Cursos de Medicina no Brasil”. Será elaborada também uma “Carta da Bahia sobre Escolas Médicas no Brasil” contendo as conclusões do conclave.

Segundo a Academia, o fato é muito relevante, pois o Brasil é o país com maior número de Escolas de Medicina, superando a Índia e Estados Unidos, países com populações superiores à brasileira. Em breve, o Brasil formará mais de 60 mil médicos por ano.

“Precisamos saber se estamos diante de uma necessidade ou excesso de cursos de medicina e quais as consequências. Merece destaque o fato de que mais de 80% dos cursos pertencem a empresas particulares, financiadas com dinheiro público. Todavia, as Escolas públicas estão sucateadas, sem verbas sequer para manutenção dos prédios e investimentos em equipamentos de ensino”, destaca Antonio Carlos Viera Lopes, presidente da Academia de Medicina da Bahia.

Ele explica que “são desconhecidas as ementas dos cursos, o corpo docente, a qualificação dos professores, as condições de ensino, os campos de práticas e instalações ambulatoriais e hospitalares de ensino. Não se sabe como os egressos serão aproveitados no mercado de trabalho”, pondera.

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.