Um mês após deixar a prisão por decisão da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se reuniu com políticos no Sul da Bahia nos últimos dias. Segundo informações de O Globo, ao conversar com lideranças políticas locais, Dirceu defendeu o nome do ex-governador baiano Jaques Wagner para disputar a Presidência da República no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, caso o petista tenha seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral por ter sido condenado em segunda instância.
Em férias na região de Ilhéus desde o último dia 17, Dirceu se hospedou na casa do empresário Nilton Cruz, dono da Amazon Bahia, uma das maiores compradoras de cacau da região. O estado é considerado reduto eleitoral petista. A expectativa do partido é reeleger o governador Rui Costa. Wagner é pré-candidato ao Senado, mas a sigla também apóia a candidatura ao cargo de Angelo Coronel, do PSD. A convenção estadual do PT na Bahia está marcada para o dia 4 de agosto, mesmo dia da convenção nacional do PT, que lançará a candidatura de Lula.
O ex-ministro chegou a dar entrevista à imprensa local. Em Itororó, o site “cidadeacontece” registrou encontro de Dirceu com o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do PT na Assembleia Legislativa do estado e coordenador da campanha que elegeu Jaques Wagner pela primeira vez, em 2010. Nos encontros com políticos locais, Dirceu falou também sobre a importância das alianças do PT para eleger governadores no Nordeste. O ex-ministro afirmou ao site que o “governador (de Alagoas) Renan Filho é do PMDB, mas é Lula e já rompeu com governo Temer”. O petista também se reuniu com políticos e militantes no município de Caetité.