sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

POLICIA FEDERAL CUMPRE 34 MANDADOS EM OITO CIDADES DO INTERIOR

Redação - 24/07/2018 07:20

Sessenta policiais federais e nove auditores da Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem nesta terça-feira (24) vinte mandados de busca e apreensão e catorze mandados de intimação nos municípios baianos de Maiquinique, Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista.

Segundo a Polícia Federal, a operação Ciranda de Pedra combate crimes de desvio de recursos públicos destinados à área da infraestrutura na cidade de Maiquinique, no sudoeste, entre os anos de 2012 a 2017. Seis contratos celebrados entre a prefeitura e o Ministério das Cidades são alvos das investigações. De acordo com as apurações, iniciadas no ano passado, as obras contratadas não foram entregues conforme previsto na licitação que também está sob suspeita.

Segundo os investigadores, quatro empresas faziam um revezamento “nas licitações e parte dos recursos era destinada a pagamentos de parentes e pessoas ligadas à Administração Municipal”.Há suspeita, inclusive, de que uma das empreiteiras seja de “fachada”, formada por “sócios laranjas” para beneficiar o esquema.

“A organização criminosa obteve contratos da ordem de R$3.428.183,03 (três milhões, quatrocentos e vinte e oito mil, cento e oitenta e três reais e três centavos), dos quais R$1.587.619,76 (um milhão, quinhentos e oitenta e sete mil, seiscentos e dezenove reais e setenta e seis centavos) está estimado como o valor potencial do desvio com ordem de bloqueio judicial”, afirma a corporação em nota enviada à imprensa.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e fraude à licitação. A PF justificou que o nome da operação está relacionado com uma obra da escritora Lygia Fagundes Teles, “formada por pedras, simbolicamente representando a sua dureza, a desintegração, o fechamento entre seus participantes e a não aceitação de novos membros”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.