quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.3995 Dólar 5.0093

SALVADOR REGISTRA REDUÇÃO DE CASOS POR LEPTOSPIROSE

admin - 17/07/2018 18:38 - Atualizado 17/07/2018

A leptospirose, doença transmitida pela urina do rato, foi responsável por registrar 41 casos, com cinco óbitos em Salvador no ano de 2017. Nos seis primeiros meses deste ano, os números apresentam queda, se comparados com o mesmo período do ano passado. De janeiro a julho de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) identificou 16 casos suspeitos, sem confirmação de óbito, frente aos 20 registrados no mesmo período do ano passado.

Este ano, os Distritos Sanitários com maior incidência dos casos foram São Caetano/Valéria, Cabula/Beiru e o Subúrbio Ferroviário. Ano passado, as regiões do Subúrbio, Cabula/Beiru e Liberdade lideraram as ocorrências. Para reduzir os riscos de contaminação, o CCZ realiza diariamente a aplicação de raticida em diferentes bairros da cidade. As intervenções químicas são divididas em três ciclos e são intensificadas no período chuvoso, com foco nas áreas de deslizamento e alagamento.

Medidas preventivas – A população também pode ajudar com ações que afastam os roedores. Dentre as medidas estão manter quintais e jardins limpos; evitar acúmulo de lixo doméstico, entulho e materiais inservíveis; manter os alimentos em recipientes bem fechados; guardar o lixo em sacos bem fechados até o momento da coleta; fechar as frestas de portas, janelas e ralos e não andar descalço, principalmente em locais com possível presença de roedores.

Se a casa foi vítima de alagamento, o morador deve usar botas e luvas e, em último caso, plásticos amarrados nas mãos e nos pés. Após as águas baixarem, é preciso retirar a lama e desinfetar pisos, paredes e bancadas com água sanitária. Antes de ser aplicada, a água sanitária precisa agir por 15 minutos dissolvida em água para que a limpeza tenha o efeito esperado.

Sintomas – A leptospirose é uma doença infecciosa, mas não é transmitida de uma pessoa para outra. Os sintomas comuns são febre, dor muscular (principalmente na panturrilha), vômito, diarreia, dor de cabeça, calafrio, alterações do volume urinário, conjuntivite, icterícia (amarelidão na pele) e episódios de hemorragia. Quem apresenta esses sintomas tem que procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.