sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

PR BAIANO DEIXA A ENTENDER QUE VAI APOIAR JAIR BOLSONARO

admin - 17/07/2018 13:15 - Atualizado 17/07/2018

O Partido Republicano vive um imbróglio nacional e ainda não sabe com quem vai seguir no pleito de 2018. O presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, tem o desejo de que a agremiação coligue com o pré-candidato do PSL ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro. Ele acredita que a aliança pode significar crescimento na bancada de deputados para os republicanos, com ou sem a eleição do deputado federal.

O problema é que o PR, que nos últimos pleitos foi fortemente coligado aos partidos de esquerda, já tem enlaces sacramentados em diversos estados. Sem falar que o próprio Bolsonaro tem resistência em fazer uma ampla coligação com a legenda – na verdade, ele está há meses em “flertando” com o senador capixaba Magno Malta (PR-ES) para que seu vice. A cúpula do PR, no entanto, está disposta a emplacar Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar. Uma das possibilidades seria anunciá-lo como vice do ex-presidente Lula agora e, depois, com a inelegibilidade do petista confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral, alçá-lo ao posto de cabeça de chapa.

Em entrevista a Tribuna da Bahia, o presidente baiano do PR, deputado federal José Carlos Araújo, afirmou que o partido está dividido sobre o tema, mas revela que boa parte dos parlamentares são simpáticos a hipótese de coligar com os bolsonaristas.“Josué Alencar é um grande nome. É preparado e é herdeiro do pai. Agora, o problema é o tempo. Acho o tempo curto para poder fazer Josué Alencar ser candidato. Se ele saísse [pré-candidato] desde o início, 45 dias [de campanha] já seria pouco tempo. Ainda mais se fosse [coligar com o PT]. Seria muito pouco tempo para fazê-lo conhecido”, analisou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.